2011-08-20

USB 3.0 - Artigo

Diminuir o texto Aumentar o texto

INICIO

A primeira versão de USB foi lançada em 1994 e surgiu originalmente como um substituto para as portas seriais e paralelas, não era das melhores se comparada ao que veio em seguida (USB 2.0), porém era o suficiente naquela época já que a taxa de transferência de dados exigida ainda não era muito grande.

USB 1.x, chamado de "Full-Speed" com 12 megabits taxa de transferência.

O USB é um barramento serial (assim como o SATA), onde os dados são transmitidos usando um único par de fios, com um segundo par  para a alimentação elétrica.



USB 3.0


USB 3.0






Para diferenciar os conectores, foi adotada a cor azul como padrão tanto para os cabos quanto para a parte interna dos conectores. É claro que os fabricantes não são necessariamente obrigados a usarem o azul em todos os produtos, mas ao ver um conector azul, você pode ter certeza de que se trata de um 3.0.


Para possibilitar o aumento da banda, foram adicionados dois novos pares de cabos para transmissão de dados (um para envio e outro para recepção) e um neutro, totalizando 5 novos pinos.

Essa organização permitiu manter a compatibilidade com dispositivos antigos, já que os 4 pinos do USB 2.0 continuam presentes. Ao plugar um dispositivo antigo em um conector USB 3.0, apenas os 4 pinos de legado são usados e ele funciona normalmente. 


USB 2.0 e USB 3.0


VANTAGENS


O USB 3.0 permite ganhar tempo em transferências de arquivos grandes. Isso é muito útil para quem trabalha com vídeos ou fotos em alta resolução. 

Um arquivo de vídeo de 700 MB, por exemplo, costuma levar cerca de 20 segundos para ser transferido em uma conexão USB 2.0. Na versão 3.0 esse tempo cairia para 2 segundos.

A tecnologia 2.0 "High-Speed" transfere dados a 480 Mbps (60 MB/s) e a USB 3.0 "SuperSpeed" a 4,8 Gbps (600 MB/s), ou seja, dez vezes mais rápido.

Outra vantagem do USB 3.0 é que ele fornece mais energia do que o USB atual. Isso permite carregar mais rapidamente a baterias e outros periféricos.


LIMITAÇÕES

USB 2.0 e USB 3.0


A velocidade do USB 3.0 só pode ser aproveitada se as duas pontas da transferência suportarem o padrão. Por isso, além do computador, o periférico também deve vir com suporte ao USB 3.0.

Os cabos USB atuais podem ser encaixados em portas USB 3.0, mas a transferência de arquivos será realizada com velocidade de USB 2.0. Para transferir arquivos com a velocidade do USB 3.0 será necessário adquirir novos cabos.



O FUTURO

A Intel está desenvolvendo uma solução que pode competir com o USB 3.0. Ainda em fase de testes, o padrão se chama Light Peak e promete conexões com velocidade mínima de 10 Gbps e máxima de 100 Gbps. Sites especializados comentam que a Intel pode estar atrasando o suporte ao USB 3.0 para priorizar o Light Peak.


Fontes:
http://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-usb-1.html
http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/27/o+que+e+o+usb+30+9855056.html
http://www.tecmundo.com.br/microsoft/2719-o-que-mudara-na-usb-3-0-em-relacao-a-2-0-.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escolha a cor do fundo que mais lhe agrada: